Nova Andradina (MS) Alunos do ensino médio da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina, desenvolvem projeto sobre o escritor Manoel de Barros, ao estudarem a literatura sul-mato-grossense.
Manoel de Barros descreve a essência, a pureza e as próprias insignificâncias da vida. Essa linha criativa tem a ver com suas origens. Nasceu em Cuiabá e aos 2 anos mudou-se com a família para o meio do Pantanal. Passou a infância tomando banho de rio, vivendo em casas com telhado de palha e conversando com passarinhos. “Infância milionária para meu temperamento”, dizia.
Para melhor compreender a literatura sul-mato-grossense, a professora e coordenação da escola, responsáveis pelo projeto com os alunos, prepararam um ambiente com a cultura da região centro-oeste. A instalação mostrava toda a presença da migração em nossa cultura, como o tereré e comidas típicas, como: chipa, churrasco, arroz carreteiro, arroz pantaneiro, etc. Destacaram também as danças: vanerão e polca paraguaia.
Concluíram o projeto ouvindo poesias de Manoel de Barros e Emmanuel Marinho.
Publicado por: tmotta@fazenda.ms