HISTÓRICO

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Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) foram criados pelo Decreto nº 9.271, de 17 de dezembro de 1998, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação com a finalidade de promover a inclusão digital e disseminar conhecimentos técnicos e pedagógicos. Os NTEs encontram-se vinculados à Coordenadoria de Tecnologia Educacional (COTED) da Superintendência de Políticas de Educação (SUPED), com sede nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Conforme o decreto nº 9.271 criou-se em Campo Grande, o Núcleo de Tecnologia Educacional, com característica regional para atender aos Municípios do entorno da Capital. Os NTEs têm por finalidade acompanhar, orientar e avaliar o processo de implantação das salas de tecnologias educacionais, desenvolver formação continuada aos profissionais da educação, oferecer subsídios técnicos e pedagógicos aos professores que atuam nas salas de tecnologias educacionais e contribuir para o sucesso do ensino e aprendizagem. Os NTEs seguem as orientações prescritas no decreto nº 9.271, todavia com estratégias diversificadas conforme contextos, realidade e necessidades, tendo como agente direto nas escolas estaduais o professor gerenciador de tecnologias e recursos midiáticos que atende unidades escolares com apoio direto de professores multiplicadores de todas as áreas do conhecimento.

É importante destacar que o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Nova Andradina, situa-se neste município e que a cidade foi fundada pelo Sr. Antonio Joaquim de Moura Andrade, em 20 de dezembro de 1958, localiza-se na região leste do Estado de Mato Grosso do Sul, perto da fronteira do estado com São Paulo, tem origem nas fazendas Primavera (inicialmente Fazenda Caaporã), Santa Barbara, Xavante, Panambi e Baile.

Atualmente, é conhecida como Capital do Vale do Ivinhema, Nova Andradina é uma cidade de perfil progressista situada próximo do Rio Paraná e BR-267. A cidade é fruto do trabalho e perseverança daqueles que idealizaram uma cidade moldada para se viver bem. Sua vocação eminentemente é voltada para o agronegócio, no entanto apresenta um comércio forte e industrialização em expansão, e nos últimos anos, tem se consolidado como polo estudantil, graças aos investimentos no setor educacional, que atraem estudantes de toda região.

Segundo estimativas de 2015 do IBGE, 50.893 pessoas residem no município (11,6% a mais do que em 2010), o que dá 10,6 habitantes por km² segundo as mesmas estimativas, colocando a cidade como o oitavo centro mais populoso de Mato Grosso do Sul e 41º centro mais populoso da região Centro-Oeste do Brasil e sendo, portanto, uma cidade média - pequena. Com PIB de mais de 1,1 bilhão de reais, é o 4751º município mais rico do Brasil e no estado, é o sétimo município mais rico. Além disso, Nova Andradina ficou com o 451º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todas as cidades brasileiras em 2014, com R$ 959 milhões em consumo (índice de 0,0262%) e no estado ficou em sexto lugar.

Situado neste contexto, encontra-se o Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Andradina que desempenha o papel formador de profissionais, proporcionando aos PROGETECs, direção, coordenação pedagógica e professores da rede um maior amadurecimento em relação às diversas tecnologias, recursos midiáticos e ambientes virtuais.

O grupo do NTE de Nova Andradina entende que a formação continuada dos docentes é de grande relevância, tanto presencial como a distância, pois possibilita melhor utilização dos recursos tecnológicos e, consequentemente, melhorias na qualidade de ensino.

De acordo com Moran (2005) é preciso conversar, planejar e executar ações pedagógicas inovadoras, de forma cautelosa, aos poucos, que possa promover mudanças na dinâmica escolar. O autor ressalta que sempre haverá professores que temem a mudança e não querem mudar, contudo uma grande parte deles espera novas propostas sobre o que vale a pena fazer.

Diante da necessidade de mudanças constantes no fazer pedagógico é que o Núcleo de Tecnologia Educacional Nova Andradina cumpre com sua finalidade conforme preconiza o Decreto nº 9.271/199, assim acompanha e orienta sob sua jurisdição seis municípios com vinte escolas e vinte e uma Salas de Tecnologias Educacionais. Os municípios atendidos são: Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Taquarussu e Nova Andradina.

O município de Anaurilândia está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, à leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Nova Andradina) e na divisa com Paraná/São Paulo, com distância de 70 km de Nova Andradina. Em Anaurilândia, o NTE atende a Escola Estadual Maria José e a Escola Estadual Prof. Ezequiel Balbino, escola do campo, que se encontra no distrito Vila Quebracho. Vale ressaltar que da cidade de Nova Andradina ao distrito o percurso é de 103 km.

Em Angélica, os profissionais do NTE Nova Andradina orientam as seguintes escolas: Escola Estadual Dr. José Manoel Fontanillas Fragelli, Escola Estadual Senador Filinto Muller e Escola Estadual Luiz Vaz de Camões. O município de Angélica está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, à sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi) e na divisa com Paraná/São Paulo, com distância de 80 km da cidade de Nova Andradina. Já a Escola Estadual Luiz Vaz de Camões, escola do campo, encontra-se no distrito Ipezal, com distância de 115 km do município de Nova Andradina.

A cidade de Batayporã está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, a leste de Mato Grosso do Sul e na divisa com Paraná/São Paulo, com distância de 12 km da cidade de Nova Andradina. Neste município, o NTE atua em duas escolas que são denominadas Escola Estadual Braz Sinigáglia e Escola Estadual Jan Antonin Bata.

Também, atende o município de Ivinhema que está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi), com distância de 60 km da cidade de Nova Andradina. Em Ivinhema, o NTE atende as seguintes escolas: Escola Estadual Angelina Jaime Tebet, Escola Estadual Reynaldo Massi e Escola Estadual Senador Filinto Muller. Ainda, vale destacar que a Escola Estadual Senador Filinto Muller, extensão, encontra-se no Bairro Triguenã, com distância de 5 km da escola polo e por fim a Escola Estadual Joaquim Gonçalves Ledo, encontra-se no distrito de Amandina, distante 33 Km de Nova Andradina.

Outro município que faz parte da jurisdição do NTE Nova Andradina é a cidade de Taquarussu. O município está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Nova Andradina), com distância de 33 km da cidade de Nova Andradina. Neste município é assistida a Escola Estadual Dr. Martinho Marques.

Em Nova Andradina, podemos destacar as seguintes escolas: Escola Estadual Austrílio Capilé Castro, Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva, Escola Estadual Luiz Soares de Andrade, Escola Estadual Marechal Rondon, Escola Estadual Padre Anchieta, Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio, Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza e a Escola Estadual Prof. Luiz Carlos Sampaio. Também, cabe mencionar que a Escola Estadual Prof. Luiz Carlos Sampaio encontra-se no distrito Nova Casa Verde, com distância de 57 km da cidade de Nova Andradina. Desta forma encontra-se o contexto sócio-histórico e cultural da instituição e da comunidade na qual o NTE de Nova Andradina está inserido.

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