Nova Andradina (MS) - Na Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina, ocorreu mais uma ação do projeto “Vamos apagar o Mosquito”, durante a semana de 21 a 25 de novembro, onde os alunos e professora do Curso Técnico em Gerência de Saúde, na disciplina de Atuação Profissional, mobilizaram-se, para discutirem sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, pois a situação é grave e requer ação imediata. No Estado de Mato Grosso do Sul, conforme último boletim epidemiológico, foi notificado 58.524 casos suspeitos de dengue.
Desta forma, os alunos prepararam cartazes e trouxeram materiais da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses, com panfletos, demonstrando as fases do mosquito, e posteriormente apresentaram às demais turmas da escola.
Este momento foi ideal para os estudantes começarem a chamar atenção e se mobilizarem sobre a prevenção e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois em breve inicia-se o período das chuvas.
Os alunos reforçaram a importância do combate ao mosquito em sua fase aquática, e para isso devemos nos atentar para não deixar água parada em recipientes que o mosquito possa utilizar, para depositar seus ovos.
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti, transmite a Chikungunya e o Zika vírus, esta última relacionada ao aumento dos casos de microcefalia no Brasil.
Publicado por: tmotta@fazenda.ms