Estudantes da EE Braz Sinigáglia resgatam memória cultural do povo indígena da Etnia Ofayé

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 28, 2017 as 09:30 | Voltar

Nova Andradina (MS) – Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Braz Sinigáglia, de Batayporã, realizou no dia (23), a culminância do projeto "A presença indígena no atual município de Batayporã/MS - Ofayé o povo do mel", nas dependências do Centro de Memória Jindrich Trachta em Batayporã/MS, orientados pela professora de História Bárbara Krüngel.

Após estudos sobre a presença indígena no município de Batayporã com destaque especial a etnia Ofayé, fotografados pelo antropólogo Darcy Ribeiro, em 1948, residentes às margens do ribeirão Samambaia, os estudantes reproduziram as fotografias e presentearam o Centro de Memória Jindrich Trachta (CMJT).

Na ocasião, fomos acolhidos pelos senhores Dalibor Trachta, Evandro Trachta e Dario do Amaral Trachta que apresentaram os objetivos do centro e os acervos presentes. O evento contou ainda com a participação do professor Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Danilo Leite, que contribuiu para enriquecer a aprendizagem dos estudantes com seu conhecimento sobre a história do município.

Desta forma, o povo Ofayé entrou oficialmente na história de nosso município, com espaço físico para suas memórias.

Agradecemos ao Centro de Memória Jindrich Trachta nas pessoas: do Dalibor Trachta, Evandro Trachta e Dario Do Amaral Trachta e o professor  Danilo Leite que nos acolheu cordialmente, em especial os estudantes que contribuíram para resgatar a memória cultural da etnia Ofayé, sendo assim, sujeitos ativos na História.

 

[ngg_images source="galleries" container_ids="79" display_type="photocrati-nextgen_basic_slideshow" gallery_width="600" gallery_height="400" cycle_effect="fade" cycle_interval="5" show_thumbnail_link="1" thumbnail_link_text="[Mostrar miniaturas]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]

Publicado por: tmotta@fazenda.ms