A Conferência Nacional de Educação – CONAE é realizada a cada quatro anos e é precedida pela realização de conferências nos municípios, onde são debatidos os eixos temáticos e eleitos os delegados que participarão da etapa estadual, realizada na capital do Estado e, posteriormente, eleitos outros delegados que representarão o Estado na etapa nacional em Brasília (DF). O Ministério da Educação – MEC organizou as orientações gerais para a realização do evento e, a partir daí, o trabalho foi assumido pela Secretaria Estadual de Educação SED/MS, sob a supervisão do Prof. Hélio Daher, que delegou, posteriormente, às Coordenadorias Regionais de Educação do Estado a tarefa de organizar a CONAE em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, tematizando a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação.
Neste ano de 2018, a etapa municipal da CONAE, da região de Nova Andradina, está sendo organizada pela Coordenadoria Regional de Educação – CRE9 em que tomou para si a responsabilidade de articular o trabalho e a logística para a realização da Conferência que, nesta cidade, ocorrerá nas dependências da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza. Neste sentido, a equipe da CRE9 não mediu esforços para garantir a participação de todos os segmentos da educação municipal. Por isso, vem trabalhando exaustivamente, desde o mês de março, com várias sessões de estudo dos 8 eixos temáticos, os quais serão discutidos em todos os municípios jurisdicionados. Foram dias de estudo e preparo com a preocupação de fazer do momento um marco no estudo e reflexão sobre a educação local e nacional. Convidadas a fazerem parte desse momento, as Secretarias Municipais de educação mostraram-se abertas à participação, comprometendo-se a organizarem conjuntamente com a CRE9, reafirmando assim a importância do evento para o fortalecimento da educação nos municípios.
No dia 05 de maio, a Conferência acontecerá nos municípios de Nova Andradina, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. Dada à importância desse momento, organizou a divisão dos servidores da CRE9 para o deslocamento e acompanhamento da realização da Conferência em todos os municípios jurisdicionados à CRE9.
Sobre a Conferência, a Coordenadora Regional de Educação, Profª Silvia Maria dos Santos, destacou que “É um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. É importante que os trabalhadores da educação aproveitem e valorizem essa oportunidade de construir mais um degrau para uma educação de qualidade”.
Levando em consideração o alto índice de participação e adesão dos educadores aos eventos promovidos pela Coordenadoria Regional de Educação CRE9/Nova Andradina (MS), esse é mais um que promete ser um sucesso de público e de devolutivas da comunidade.
Publicado por: Gabriel Galiego Neto