Nova Andradina (MS) – A Escola Estadual Braz Sinigáglia realizou, no período de agosto a novembro, o projeto "Os afrodescendentes enquanto agentes histórico-sociais conquistando novos espaços", com as turmas do Ensino Fundamental I, II e 2º ano do Ensino Médio, sob a responsabilidade das professoras Shirlei Chambó e Angela Krungel na disciplina de Arte, Bárbara Krungel responsável pela disciplina de História juntamente com a professora Carmem Garcia, Juliane Araújo de Geografia e Josiane Enz responsável pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura.
O projeto teve como objetivo trabalhar a data de 20 de novembro, Consciência Negra, bem como sensibilizar e promover a identidade do negro como agente histórico e construtor de novas trajetórias. Durante o desenvolvimento do projeto foram trabalhadas diversas ações didáticas alusivas ao tema, tais como: pesquisas, leituras, produções textuais, pinturas, entre outros.
No dia 20 de novembro ocorreu a culminância do projeto em que foram realizadas pelos estudantes, sob orientação das professoras, apresentações dos trabalhos, brincadeiras, culinária, músicas e danças de origem afrodescendente.
De acordo com a professora Bárbara Krungel uma das responsáveis pelo projeto, o maior objetivo das ações foi demonstrar que o negro não assume papel inerte no meio em que está inserido, mas de agente construtor de sua trajetória e tem deixado grandes contribuições em todos os âmbitos da sociedade.
[ngg src="galleries" ids="283" display="basic_thumbnail"]
Publicado por: tmotta@fazenda.ms