Nova Andradina (MS) – Nesta terça (27), a Escola Estadual Braz Sinigáglia realizou a culminância dos projetos: Cultura Afro brasileira e Reciclagem e Sustentabilidade, relação que dá certo, envolvendo as turmas do Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem- AJA e Projeto Educação de Jovens e Adultos Conectando Saberes - EJA .
As atividades relativas aos projetos foram trabalhadas durante os meses de Setembro a Novembro, sendo mediado pelas professoras Ana Claudia Marchet Nogueira e Juliane Ferreira de Araújo Santos.
O projeto: Cultura Afro-brasileira, teve como objetivo o resgate e a valorização da cultura trazida ao Brasil pelos africanos e que aqui se reconstruiu, compondo a cultura afro-brasileira, visivelmente manifestado, na música, na culinária, na religião, na Arte, dentre outros.
Enquanto o projeto: Reciclagem e Sustentabilidade, relação que dá certo, teve como objetivo sensibilizar os estudantes quanto a preservação do meio ambiente por meio de técnicas de reciclagem, coleta seletiva, reaproveitando tudo aquilo que seria descartado no meio ambiente e refutado como lixo, colocando em ação o que aprenderam sobre a sustentabilidade.
Ambos os temas foram abordados através de aulas expositivas com slides e vídeos relacionados, seguido de pesquisa e coleta de dados na STE. Em um segundo momento após teorização dos temas foram realizadas oficinas artesanais de construção de utilidades, brinquedos, decoração, confeccionados a partir de matérias recicláveis e oficinas de mandalas, máscaras, bonecas Abayomi, cartazes, coreografias de danças, dentre outras ações.
No terceiro momento aconteceu a apresentação e socialização de todos os trabalhos e pesquisas realizadas através de exposição dos trabalhos confeccionados pelos estudantes, desfile, apresentação de músicas, poemas e danças. Por fim os estudantes puderam degustar uma deliciosa feijoada oferecida e compartilhada por direção, professores e estudantes.
Publicado por: tmotta@fazenda.ms