Nova Andradina (MS) - A Escola Estadual Luiz Soares Andrade, de Nova Andradina, teve dois de seus alunos como anfitriões na recepção ao revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, ocorrida em 27de junho.
A chama chegou à cidade e foi recepcionada no cruzamento da Avenida Joaquim de Moura Andrade com a Rua Espírito Santo, de onde seguiu até o Obelisco, que é considerado um dos símbolos de Nova Andradina e se prolongou por outras avenidas.
A Escola Estadual Luiz Soares Andrade teve importante participação no início do trajeto, já que dois de seus alunos receberam o fogo olímpico para que acendessem a tocha.
Os alunos que representaram a unidade escolar como anfitriões do evento foram selecionados por meio de uma redação que tinha como macrotema "O Brasil e os jogos olímpicos". Para participar da redação, os alunos necessitavam ter idade mínima de 12 anos e estarem matriculados no ensino fundamental II - 6º ao 9º ano.
A escolha das escolas que participaram da redação foi através das unidades escolares com os melhores indicadores. A instituição de ensino que obtivesse maior progresso no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), iria realizar o concurso de redação para escolha dos alunos que participariam da recepção do fogo olímpico.
As regras consistiam da seguinte forma: A escola com maior progresso no IDEB do ensino fundamental, teriam dois alunos selecionados para participarem do evento. A escola com maior avanço no ensino médio escolheria um aluno.
A Escola Estadual Luiz Soares Andrade teve o maior indicador no quesito ensino fundamental. Na seleção das redações, os alunos Murilo Schwarz do 8º ano "B" e Fernanda Rocha do 9º ano "B", foram os candidatos que obtiveram melhor pontuação. Assim, esses alunos foram os escolhidos e representaram o ensino fundamental, da Escola Estadual Luiz Soares Andrade, na passagem da Tocha Olímpica por Nova Andradina.
Na ocasião, o evento também foi prestigiado pela presença da equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Andradina.
Publicado por: tmotta@fazenda.ms