CRE9 Participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 – SNCT

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 25, 2019 as 15:10 | Voltar

Nova Andradina-MS: A Coordenadoria Regional de Educação de Nova Andradina – CRE9, participou nos dias 24 e 25 de outubro em Campo Grande – MS, da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2019, por meio do Núcleo de Mediação Tecnológica, com apresentação do Protótipo de automatização de torneiras no ambiente escolar, desenvolvido pela Escola Estadual Marechal Rondon de Nova Andradina, apresentado pelos mediadores tecnológicos: Luciana Batista de Oliveira Catarino, Marcos Alexandre Redigolo e a formadora da área de Ciências Humanas Leandra Vançan.

O Projeto foi desenvolvido por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, Davi Casari da Silva, Kauê A. V. de Oliveira e João Pedro Silva de Oliveira sob a mediação dos professores da área de Ciências da Natureza Miguel Rafael de Oliveira Centurion e Silvana Polizel, com objetivo de construir torneiras automatizadas de baixo custo utilizando a plataforma Arduíno para instalação em pias, bebedouros e banheiros, contribuindo assim na redução do gasto de água. A proposta vai ao encontro da temática da SNCT que neste ano aborda a “Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Mesmo não tendo finalizado o projeto com a implantação das torneiras automatizadas para verificar o impacto na forma de preservação da água e as finanças da instituição, já se observa a visibilidade e amplitude da ação a partir das apresentações do protótipo em feiras científicas, oportunizando assim, o compartilhamento e a multiplicação de ideias inovadoras desta natureza.

A Coordenadoria Regional de Educação parabeniza a todos os envolvidos nessa significativa ação, agradece a Comunidade escolar Marechal Rondon e a parceria da empresa SANESUL unidade de Nova Andradina.

Publicado por: Gabriel Galiego Neto