Nova Andradina (MS) – A Escola Estadual Austrílio Capilé Castro, de Nova Andradina, está realizando Projeto de Ensino Química na Prática, com o objetivo de aproximar os estudantes da realidade, fazendo com que os mesmos relacionem os conteúdos trabalhados em sala com a prática, criando hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
O projeto conta com várias ações, dentre elas: a Horta Escolar que promove benefícios como: a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, enriquece o cardápio da escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos sobre economia doméstica, além de apresentar na prática, as consequências que as ações do homem têm em relação ao meio ambiente; produção de pão de queijo como estudo dos elementos químicos da tabela periódica e produção de produtos de limpeza: amaciante onde os produtos reagentes foram adquiridos via internet e sabão de álcool líquido, o óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia, em geral, vai direto para a rede de esgoto causando entupimentos, o que aumenta o custo de tratamento do esgoto. Pensando nessa problemática os alunos trabalharam com a reciclagem de óleo. O sabão produzido foi distribuído para os alunos e a maior quantidade foi destinada para limpeza na escola.
Ao aliar teoria e prática, os estudantes além de ampliarem e fixarem o conhecimento que estão tendo, poderão colaborar no seu cotidiano, promovendo inclusive o aumento da renda familiar.
Publicado por: tmotta@fazenda.ms