Nova Andradina (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR) e da Coordenadoria Regional de Educação de Nova Andradina (CRE-9) realizou neste sábado (03), em Taquarussu, na Escola Estadual Dr. Martinho Marques o 2º encontro do curso Educação em tempo integral: fortalecendo o educar pela pesquisa e o protagonismo infantojuvenil.
A proposta do curso é incentivar os professores a trabalharem pela pesquisa, colaborativamente, sendo mediadores e tendo os alunos como o centro da aprendizagem, provocando neles a transformação em direção à construção da autonomia para pensar, tornando-os pesquisadores, que duvida, questiona e argumenta, contudo, é necessário um professor que não responda as perguntas mas que indague os alunos a procurar suas respostas.
O encontro debateu as contribuições da neurociência e da pesquisa em sala de aula, através de textos selecionados (Pesquisa na escola: Que espaço é esse? O do conteúdo ou do pensamento crítico? De Maria Otilia Guimarães Ninin, 10 dicas da neurociência para a sala de aula de Leonor Bezerra Guerra e o poema Rio sem discurso de João Cabral de Melo Neto).
Os cursistas foram divididos em grupos para leituras e discussões dos temas propostos, colaborando com experiências, novas propostas, sugestões, anseios pelo educar pela pesquisa.
A professora formadora do CFOR, Elisângela, encantou-se com a estrutura e organização da escola EE Dr. Martinho Marques e agradeceu pela colaboração de todos os professores participantes do curso.
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Publicado por: tmotta@fazenda.ms