Nova Andradina (MS) - O dia da Consciência Negra e Família na Escola, comemorado nesse sábado (19), foi de muitas homenagens e apresentações artísticas, na Escola Estadual Austrílio Capilé Castro, de Nova Andradina. Pais, servidores da escola, representantes do município e de outras escolas, participaram da festa, que lembrou a história de resistência negra no país. Também mostrou o quão esta cultura é presente em nossa vida. O evento ocorreu no período noturno, com a 3ª edição do Concurso Beleza Negra.
A direção da escola parabeniza a todos os envolvidos e destaca “que a participação dos envolvidos reforça que a educação é e deve ser concebida no coletivo, que este tipo de atividade movimenta a escola e mostra o seu protagonismo juvenil na rotina escolar”.
As comemorações servem como incentivo para que todos reflitam sobre a igualdade racial e objetiva também a aproximação dos familiares no ambiente escolar.
As apresentações artísticas que abrilhantaram a noite foram da própria escola e das escolas: Profª Fátima Gaiotto Sampaio, Departamento Municipal de Cultura e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Contamos também com as presenças da Miss Nova Andradina 2016 Aline Santana, Miss Regional 2007 Ana Keiko, Miss Beleza Negra 2015 Natália Mendes, a empresária Heleny Sãovesso, o Empresário Wilson Junior, o colunista Gerson Lopes, representando a Secretaria de Estado de Educação (SED) Dione Hashioka e os haitianos Martine Pierre e Wisnel Jolissaint, acompanhados do intérprete Cláudio José.
Ao final do Concurso Beleza Negra, tivemos os candidatos eleitos a miss Mariana Cruz da Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio e o mister Willian Martinez da Escola Estadual Austrílio Capilé Castro.
Publicado por: tmotta@fazenda.ms