Merendeiras são contempladas com qualificação em Nova Andradina

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 27, 2019 as 09:22 | Voltar

No sábado dia 23 ,aconteceu em Nova Andradina no Auditório da UEMS, capacitação das merendeiras(os) 2019, parceria Estado Mato  Grosso do Sul, junto a Secretaria de Estado de Educação, CRE 9 e o Município de Nova Andradina, com os nutricionistas, Marcia Lambert da Rede Estadual de Ensino, e Paulo D´ Alkimin Rede Municipal, contou com a vigilância sanitária local, onde a veterinária Simone Muglia, relatou várias atribuições  para merendeiras(os), quanto a higiene pessoal e local do ambiente de trabalho, os cuidados básicos mas que devem ser rotineiros, para assim se ter uma alimentação com qualidade e segura, evitando assim problemas oriundos de um alimento contaminado por falta de conhecimentos básicos, mas que são  de extrema importância.

Os nutricionistas relataram a importância no recebimento dos alimentos, nos aspectos visuais, para um melhor preparo do cardápio escolar, orientou-se sobre as per capitas por aluno, ao preparar o cardápio, considerando, as boas práticas higiênicas e sanitárias. Quanto a distribuição da alimentação em temperatura adequada, sempre lembrando que o preparo das refeições é realizado no período de seu consumo.

O nutricionista da rede municipal Paulo, falou da importância da higiene do lactário das CEINFS, somente o município possui lactário.

Ambos os profissionais orientaram sobre a importância que deve ser tomada perante as alergias alimentares e outras patologias, dentro do ambiente escolar, com atestado médico em mãos, temos que atender os alunos com restrições alimentares, por se tratar de uma Lei, determina que faça um alimento diferenciado quando o cardápio oferecido não seja compatível com sua patologia.

Enfatizou os nutricionistas a importância da capacitação, que deve a partir desse ano, ser semestral, para uma atualização dos profissionais da área. No próximo semestre faremos uma com a parte prática, respeitando os hábito alimentares regionais, dentro de uma alimentação saudável e de preferência o mais natural possível.

Publicado por: tmotta@fazenda.ms