Nova Andradina (MS) - A professora da disciplina de História da EE Profª. Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina, orientou os alunos do 2º Ano do Ensino Médio na elaboração de “memes” que denunciassem a desigualdade no Brasil, provida das diferenças sociais, raciais, étnicas e de gênero.
A partir do conteúdo da Revolução Francesa que teve como lema “Igualdade, Fraternidade e Liberdade”, a professora orientou estudos que relacionaram a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789 com a “Constituição da República Federativa do Brasil”, de 1988. O objetivo foi problematizar os ideais de igualdade previstos em ambos os documentos e, denunciar os aspectos que nos tornam “desiguais, porque diferentes”.
A professora acredita que o ensino de História deve atuar na relação entre passado e presente, e a partir das problematizações dos processos históricos, possibilitar ao aluno a compreensão das continuidades e das rupturas históricas.
As diferenças que nos tornam desiguais foram evidenciadas em imagens e frases, formuladas com base em estatísticas e problematizam o acesso à moradia, à educação, à saúde e ao trabalho. Como estratégia, foi utilizado as mídias digitais para aproximar os alunos do ensino de História e evidenciar que às problemáticas sociais devem ser consideradas os processos históricos.
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Publicado por: tmotta@fazenda.ms