Nova Andradina (MS) - Os professores de matemática Emilly Lopes de Oliveira e Mauro Eduardo de Souza, de Nova Andradina, apresentaram no dia (25), durante a “IX Semana da Matemática”, que foi realizada pelo curso de Matemática do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPAQ), juntamente com o evento “Matemática 20 anos”.
A oficina “O uso do Scratch e a (re)construção de conhecimento matemático” teve por objetivos oportunizar estudos sobre a linguagem de programação do Scratch para aprendizagem de matemática na Educação Básica e, favorecer a construção de conhecimento matemático com o uso de computadores ao utilizar o software Scratch para construir representações de figuras planas regulares.
O Scratch é um programa desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) que utiliza uma programação visual e multimídia, destinado à alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Com o Scratch pode-se utilizar conceitos das disciplinas escolares para construção de animações com imagens, fotos, músicas e desenhos.
No decorrer da oficina os professores identificaram que as atividades propostas mobilizaram estratégias que possibilitaram (re)construção de conhecimentos matemáticos, como meio para discussão de conteúdo matemático, ou seja, com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação em educação é possível favorecer a aprendizagem de conteúdos da grade curricular da Educação Básica.
A professora Emilly Lopes de Oliveira é graduada em matemática na UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ) e atua como professora de matemática na Educação Básica da EE Profª. Nair Palácio de Souza, EE Luiz Soares Andrade e EM Profº João de Lima Paes e o professor Mauro Eduardo de Souza é graduado em matemática pela UEMS - unidade de Nova Andradina, mestre em Educação Matemática pela UFMS e atualmente é Professor Gerenciador de Tecnologias e Recursos Midiáticos (
PROGETEC) na EE Profª. Fátima Gaiotto Sampaio, jurisdição da CRE-9/NTE Nova Andradina.
Publicado por: tmotta@fazenda.ms